DICA PRÁTICA DE COMO IMPRESSIONAR SEU CHEFE
- Salomão Eineck Júnior
- 30 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2024

Vivemos em um momento pós pandemia onde muitos negócios morreram, muitos se adaptaram e muitos mudaram completamente, não só seus produtos, mas também sua forma de gestão. Com essa série de mudanças vieram as demissões em massa e ter um trabalho estável já não é mais uma realidade para muitas pessoas.
Gerar valor dentro da empresa que você trabalha talvez seja a única forma de garantir seu emprego por mais tempo. O que a primeiro momento parece óbvio, mas se for analisado de forma minuciosa, talvez seja mais difícil de entender. Porque, afinal de contas, qual é o real valor que você gera para a empresa que você trabalha? Esse valor pode ser mensurado? Como saber que o que você faz realmente é importante?
Não existe uma fórmula mágica, principalmente se você não sabe qual a estratégia da empresa. O que acaba sendo muito comum em praticamente todos os negócios, pois, na maioria das vezes a camada de gestão não fala nada sobre isso para os colaboradores, e quando fala, é de forma muito genérica, sem dar brechas para questionamentos.
Comece pelo porquê
Quem já leu o livro do Simon Sinek vai se identificar muito com isso. Entender a base das coisas, o motivo delas serem do jeito que são, o porquê das coisas, entender as entrelinhas. Bom, diversos conceitos que levam sempre a mesma coisa. Entender de fato o motivo de você fazer o que você faz e o porquê é feito de tal maneira.
Entender o motivo das coisas vai te ajudar a entender o valor do seu trabalho. Vamos pensar no seguinte cenário. Se você não fizer nada do que você faz diariamente durante uma semana inteira, qual o real impacto que a empresa vai ter? Ok, vamos pensar de forma mais analítica, qual o impacto financeiro que a empresa terá? Será diminuição de receita? Aumento dos custos? O impacto será na qualidade do serviço? O time ficará desnorteado?
O ponto principal aqui é, entenda o porquê você faz o que você faz. Va a fundo, questione seu chefe, busque informações de outras pessoas, se necessário, converse com os clientes. Aprenda tudo o que puder aprender sobre o seu trabalho e sobre a empresa que você trabalha. Se você foi contratado é porque gera valor, só falta entender onde e como.
A média não é boa
Quantas vezes você já ouviu, ou até mesmo já falou algo como "essa não é minha função" ou "não sou pago pra isso", até mesmo "não vou me incomodar com coisa que não é minha". Essas são frases ditas diariamente em praticamente todas as empresas do Brasil. Mas qual o real problema delas? pois afinal de contas, se você não é pago pra fazer uma função, não tem obrigação de faze-la.
O grande problema nisso é que esse é um comportamento da média. Ou seja, é o que a grande maioria das pessoas fazem. Ok, mas qual o real problema?
Pensa comigo, você joga em um time de futebol, você joga razoavelmente bem, o resto do time não. Nesse cenário, quem você acha que é o jogador mais caro do time? Agora, pense em uma situação diferente, como você é o melhor do time, ou um dos melhores, fica com você a missão de levar o time nas costas, a torcida vai cobrar mais de você, ou seja, mais pressão, e você olha pro resto do time e todo mundo ganha o mesmo tanto que você. Se nessa situação sua reação for jogar menos, qual será seu valor em relação ao restante do time?
Não seja a média, a média não é boa. Não siga o que os outros dizem, faça o seu trabalho da melhor forma possível.
Se tem uma coisa que me fez nunca ser demitido durante todos esses anos trabalhando foi fazer o meu trabalho sem me comparar aos outros, principalmente me comparar com quem não entrega nem metade do que eu faço.
Seja reconhecido como alguém que é possível confiar tarefas difíceis, alguém que questiona as coisas não para encontrar problemas bestas, mas sim para melhorar as coisas. Seja uma referência para os seus chefes e se destaque entre seus colegas. Isso pode não garantir grandes aumentos de salário, mas com certeza, não vai te colocar na lista de layoff da empresa por um bom tempo.
Continue aprendendo
Nunca pare de estudar. Cada conversa de corredor, cada cafezinho com os colegas de trabalho, interações com clientes são momentos de aprendizagem, use isso a seu favor.
Nós criamos diversos conteúdos gratuitos para evolução, desenvolvimento e valorização profissional que você pode acessar aqui no nosso site e blog e também no nosso canal do YouTube. Então, fica o convite para ficar sempre por dentro de tudo o que fazemos.
Comments