O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UM CNPJ
- Salomão Eineck Júnior
- 7 de mar. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2024
Abrir uma empresa é o sonho de muitos entusiastas no universo do empreendedorismo, mas antes de dar um dos passos mais importantes na sua vida, leia com atenção essas dicas. Elas foram baseadas na minha experiência profissional e também nos erros mais comuns que vi centenas de empreendedores cometerem.

DO SONHO AO FRACASSO TOTAL
Quando você decide caminhar rumo a criação de um negócio você tem em mente um sonho, um propósito, um objetivo ou como diria o nosso querido Eric Ries, um salto de fé. Esse salto de fé nada mais é que aquela hipótese principal que você tem, alguns chamam também de tiro na lua ou moonshot.
Segundo o General Entrepreneurship Monitor (GEM) os índices de empreendedorismo por necessidade no Brasil quase sempre foram maiores que por oportunidade. O que reflete um cenário econômico nacional, de certa forma, preocupante.
De acordo com o método proposto pelo GEM, a atividade empreendedora orientada por necessidade ocorre quando o indivíduo se envolve com a atividade empreendedora por não possuir melhores opções de trabalho, visando, em linhas gerais, a sua subsistência e a de seus familiares, e é usualmente vinculada a atividades informais. O empreendedorismo por oportunidade, por outro lado, ocorre quando a atividade empreendedora se inicia não pela falta de melhores opções de trabalho ou geração de renda, mas sim pela identificação de uma oportunidade de negócio a ser aproveitada. (Fonte GEM 2023, Pg 83)
Partindo do princípio que uma grande parte dos negócios que são criados no Brasil são por necessidade, é possível tirar como conclusão que são negócios com um risco mais alto, pois, não tiveram tempo ou chance de avaliar as melhores condições do mercado. Levando então a uma série de outros fatores que eventualmente podem causar o fechamento de mais um negócio, o que por várias vezes pode traumatizar tanto o empreendedor que ele talvez, nunca mais queira empreender novamente.
COMO REDUZIR O RISCO, ENTÃO?
Existem diversas abordagens e ferramentas que, se usadas corretamente, podem te ajudar a calcular o risco de um empreendimento, para então trabalhar em cima de possíveis formas que transformar essas ameaças em oportunidades.
Contudo, o que estou trazendo para vocês não é nenhum tipo de ferramenta, forma de análise ou metodologia complexa com nome em inglês que provavelmente veio do sobrenome de algum doutor formado em Harvard. A intenção desse conteúdo é trazer uma abordagem mais simples, baseado em experiências reais e que você vai levar menos de 20 minutos pra chegar a um resultado muito satisfatório que poderá reduzir e muito o risco na hora de abrir um CNPJ.
USE SUA EXPERIÊNCIA
A primeira dica é: Evite começar empreendendo em um negócio que você não tem experiência, não tem conhecimento de causa ou até mesmo nunca sofreu por conta desse problema. Pode parecer óbvio, mas não é. Nos últimos 3 anos tenho acompanhado centenas de empreendedores com ideias fantásticas, algumas com uma abordagem que, de fato, poderia mudar o mundo. O grande problema disso tudo foi que a ideia não tinha conexão alguma com a experiência do(a) empreendedor(a), em alguns casos, as pessoas não sabiam nem como começar a fazer, só queriam fazer por ser uma tendência, estar na moda ou ser uma área que tem possibilidade de dar muito dinheiro.
Um ótimo exemplo disso é a quantidade de pitchs que tenho visto ultimamente em que é colocado IA, Machine Learning e Blockchain como um grande diferencial, sendo que ninguém na equipe tem a menor experiência possível em nenhum dos temas.
A dica aqui é: Use sua experiência a seu favor, se você trabalha a 5 anos com transporte, use isso a seu favor na hora de construir um negócio, você estará reduzindo absurdamente seu risco pois já está calejado(a) o suficiente para saber pelo menos o que não se pode ser feito, o que certamente da errado.
FAÇA ALGO QUE VOCÊ GOSTA
Talvez essa seja a dica mais fácil e rápida mas que muitas pessoas não conseguem entender. Empreender é um ato de compartilhamento, é um ato empático, afinal de contas vocês está resolvendo o problema de diversas pessoas. Não adianta de nada você querer empreender no mercado financeiro se você não tem a menor paciência para controlar suas finanças pessoais. Não tem motivo para você querer abrir uma academia sendo que nos últimos 5 anos você fez, pelo menos, 3 planos anuais e visitou a academia 10 vezes no máximo.
Empreenda fazendo algo que você tenha tesão, algo que te faça feliz, algo que te de vontade de acordar todos os dias entusiasmado para fazer. Assim, você terá muito mais proatividade, disciplina e resiliência. Fazer o que você gosta vai te dar um senso de propósito e reduzirá a chance de você querer desistir de tudo quando as coisas não estiverem indo bem.
EMPREENDER SAI CARO
Muitas pessoas romantizam o processo, dizendo que pra começar não precisa ter nada, que não tem custo, ou já começam dando dicas absurdas como fazer um empréstimo. A verdade é a seguinte: Empreender é a mesma coisa que fazer um investimento, você precisa ter dinheiro.
É claro que não é necessário vender a casa para começar a empreender, mas o fato é, se você vai começar empreender, principalmente se você nunca empreendeu, tenha uma boa reserva de emergência.
A reserva de emergência vai reduzir teu risco na hora de dar os primeiros passos. O que é sugerido é basicamente o seguinte. Se você trabalha atualmente como CLT, guarde 6 meses de salário, ou senão, pense na seguinte lógica, pega o valor total que você gasta por mês, fazendo tudo o que você faz e multiplica por 6. Assim você terá uma garantia de 6 meses da sua reserva de emergência + o valor do seu seguro desemprego, caso seja demitido.
Em caso de ser um prestador de serviço ou trabalhar no regime PJ, ou seja, que você não tenha garantias trabalhistas o correto é ter uma reserva de emergência de pelo menos 12 meses.
ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES
Seguir essas dicas não garantirá o sucesso do seu negócio, mas com absoluta certeza, diminuirá o risco. Quando se empreende por oportunidade, a chance de dar certo é maior por conta do risco reduzido. Não tenha pressa em iniciar sua jornada empreendedora, participe de movimentos que estimulam o empreendedorismo, como: Empretec do SEBRAE, Startup Weekend da Techstars, REUNI Challenge do Orion Parque. Se envolva na comunidade de startups mais próxima a sua região, participe de movimentos voluntários, das associações comerciais.
São em movimentos assim que ganhamos mais experiência com risco zero, podemos testar diversas abordagens diferentes sem ter um custo real pro nosso bolso. Além do mais, podemos aprender com quem tem mais experiência.
Fiz um vídeo falando um pouco mais sobre o assunto. Tenho certeza que irão gostar, então já deixem o like e se inscrevam no canal.
Sobre o Autor: Eu me chamo Salomão Eineck Júnior, sou empreendedor, Head de Programas e Ações no Orion Parque, tenho especialização em Desenvolvimento Regional e MBA em Inovação, sou o coordenador do REUNI Challenge e já quebrei duas vezes :) |
Comments